Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O vereador Celso Kozak (PSDB) está sugerindo que o Poder Executivo passe a exigir nos próximos processos licitatórios de contratação de empresa terceirizada, a instituição de cartão cooperativo para seus funcionários.
De acordo com o parlamentar, o cartão corporativo será um instrumento de pagamento emitido em nome dos funcionários terceirizados e operacionalizado por instituição financeira autorizada, utilizado exclusivamente pelo portador. “O cartão é uma estratégia muito usada no setor público e proporciona segurança e transparência dos atos financeiros, trazendo resultados importantes para os cofres públicos”, diz.
A sugestão será encaminhada ao prefeito Ari Lafin, com cópias às secretarias municipais de Administração e de Fazenda.