O vereador Bruno Stellato (PDT) recebeu em seu gabinete nesta manhã (08.08) a visita da coordenadora do Centro de Recuperação de Dependentes Químicos do município de Terra Nova do Norte (MT), Daniele Suligo.

Acompanhada da voluntária do Centro, a empresária de Sorriso Ivânia Chaves, a coordenadora veio pedir apoio do parlamentar na busca de parcerias para o Centro.

O local atende 49 pessoas, sendo que mais de 30% são moradores de Sorriso.

Como o parlamentar apresentou no início do ano indicação ao Poder Executivo de Sorriso para firmar convênio com o Centro de Recuperação, a coordenadora do projeto apresentou algumas necessidades da entidade, como a doação de um ônibus para o transporte dos internos e assistência técnica, através de parceria, para o desenvolvimento da atividade de piscicultura. O centro possui três tanques de cultivo de peixes.

Daniele apresentou também a necessidade de parcerias com empresas para garantir a manutenção do Centro, que sobrevive de doações.

Outra questão levantada foi a necessidade de um trabalho de comunicação em rede entre o Centro e a Secretaria de Assistência Social do município, para que possa ser realizado um acompanhamento do recuperando após sair da clínica. “Se não houver esse acompanhamento, muitas vezes, essas pessoas voltam ao convívio de antes e acabam tendo recaídas ao vício”, explicou.

Segundo ela, a clínica necessita também de doações de equipamentos, como aparelhos de TV, data show, computadores e impressoras, utilizados para o trabalho de recuperação dos internos.

Vários projetos estão sendo desenvolvidos no Centro e alguns cursos são oferecidos, com o intuito de profissionalizá-los. “Tudo o que é produzido serve para o consumo próprio e muito é comercializado para ajudar na manutenção do local. Nosso objetivo é que saiam de lá qualificados para o mercado de trabalho”, disse.

A coordenadora agradeceu o apoio do vereador e disse que o Centro de Recuperação está de portas abertas para Sorriso.

Bruno se pôs a disposição para ajudar no que for possível. “Já abracei esta causa e estaremos buscando parcerias e fazendo o possível para auxiliar, pois sabemos o quanto esse projeto é importante”, finalizou.

PROJETO - O Centro é mantido pela Aset – Assistência Social Evangélica Tábita, ligada à Igreja Assembleia de Deus, através do projeto Vida e Paz.

Lá, os internos ficam em tratamento gratuito por nove meses.

Na área, além do resgate dos dependentes através da espiritualidade, os recuperandos participam de várias atividades como lidar com o gado, cuidar de peixes, frangos, porcos e de uma horta. Também produzem artesanato que são vendidos para angariar fundos para manter o projeto.