Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Por meio de indicação parlamentar, o presidente do Poder Legislativo de Sorriso, Iago Mella (Podemos) está solicitando ao Executivo Municipal a implantação de um Centro Integrado de Especialidades Pediátricas.
Conforme Iago, o objetivo é prestar assistência as crianças e suas famílias em consultas e em emergências e agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida e exigem tratamento imediato.
“Com a implantação de um Centro de Especialidades Pediátrica teremos condições de ampliar a quantidade de atendimentos, com mais espaço, infraestrutura, médicos competentes e especialistas em diversas áreas da pediatria, com ambiente adequado às crianças”, defende o parlamentar.
A propositura ressalta as principais funções do pediatra, que são o auxílio na prevenção de acidentes, nas imunizações, no aleitamento e desenvolvimento saudável da criança e do adolescente, na prevenção da obesidade e dos sintomas de violência que as crianças possam vir a sofrer.