Conforme o vereador Marlon Zanella (PMDB) havia anunciado na sessão ordinária da última semana, na noite da terça-feira (4), a Câmara dos Deputados aprovou, por 319 votos a favor, 32 contra e duas abstenções, a Proposta de Lei Complementar (PLP 416/08), que flexibiliza a criação de novos municípios no País.

Para o parlamentar, Boa Esperança do Norte atende aos pré-requisitos para a emancipação, que é um sonho antigo dos moradores. “Sabemos que tem ainda um caminho longo a se percorrer, mas acreditamos que em breve o município de Boa Esperança será criado, pois estamos muito distante da sede e somos uma região próspera. Aguardamos há anos por esta aprovação e depois de muita luta e várias viagens à Brasília, comemoramos esse importante passo. Com a emancipação, Boa Esperança passará a ter autonomia político-administrativa e econômica para gerir seus próprios projetos”, disse Zanella.

O vereador faz parte da diretoria da AMAEA – Associação Matogrossense das Áreas Emancipandas e Anexandas e por orientação da associação, em breve o distrito de Boa Esperança estará organizando a criação de uma comissão/associação pró-emancipação para acompanhar o processo. “Não sonhamos com um gigantesco município, mas que seja viável econômica e socialmente e que as divisas sejam estabelecidas de comum acordo com os municípios de Sorriso e Nova Ubiratã”, concluiu.

Devido a algumas alterações no projeto, a proposta volta agora à pauta do Senado. A partir da sanção da presidência, retorna aos Estados a competência para criação de novos municípios.

O Brasil possui atualmente 5.578 municípios e este número pode ser elevado para 6 mil, caso todos os pedidos de emancipação enviados às Assembleias dos Estados sejam aprovados.