Uma comitiva de Sorriso composta pelos vereadores Marlon Zanella e Maurício Gomes, os técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Cristina Félix, engenheira agrônoma, e Wanderson Costa, coordenador da agricultura familiar, estão em Petrolina, Pernambuco, conhecendo os projetos de fruticultura irrigada que deram ao município o status de Capital Nacional da Fruticultura. 

Na manhã desta terça-feira (23), a comitiva esteve no campo experimental da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa. No local são estudados protocolos de manejo de novas cultivares de romã, pera, uva, caqui, maçã e manga. 

“São anos de estudo para adaptar o cultivo das frutas ao clima e solo local. O caqui, por exemplo, já são 14 anos estudando o tipo que melhor se adaptaria ao semiárido.  Com a pera já são 10 anos de pesquisa a adaptação dessa fruta, típica de clima frio, às altas temperaturas do Nordeste. Os resultados podem ser constatados pelo recente envio de peras, produzidas no sertão, para mercados do sul do país”, explica o técnico da Embrapa. 

Nas áreas de cultivo experimental os pesquisadores avaliam, entre outros aspectos da produção, a ocorrência de pragas e doenças, os tipos e as quantidades de adubo e outros produtos que devem ser aplicados em cada variedade de planta e a quantidade de água que deve ser usada nos pomares. 

“Viemos buscar conhecimento junto a instituição que vem estudando o cultivo das mais variadas frutas e levar alternativas que sejam viáveis para fortalecer ainda mais a agricultura familiar de Sorriso”, ressalta o vereador Marlon Zanella.