O câncer é a principal causa de morte por doença em crianças e adolescentes na faixa de 5 a 19 anos no Brasil.

Segundo projeção do Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 2020 e 2022 o Brasil terá 25 mil novos casos de câncer diagnosticados em menores de 20 anos, uma média de 8.460 por ano.

Para abordar esse assunto, o cirurgião oncológico Dr. Mario Bernardes, que atende na rede pública, foi convidado pela Câmara para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce. “Sabemos que cerca de 80% das crianças e adolescentes diagnosticados com câncer podem ser curados caso a doença seja identificada em seus estágios iniciais e o tratamento seja feito em centros especializados”.  

Segundo ele, o tipo de câncer infantojuvenil mais frequente é a leucemia, seguida pelos tumores de cabeça e do sistema nervoso central. Em terceiro lugar vêm os linfomas, conhecidos popularmente como “ínguas”.

SINAIS DE ALERTA - Palidez, hematomas ou sangramento, dor óssea; caroços ou inchaços – especialmente se indolores e sem febre ou outros sinais de infecção; perda de peso inexplicada ou febre, tosse persistente ou falta de ar, sudorese noturna; alterações oculares – pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos; dores de cabeça, especialmente se incomum, persistente ou grave, vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias); dor em membro ou dor óssea, inchaço sem trauma ou sinais de infecção; fadiga, letargia, ou mudanças no comportamento, como isolamento e tontura, perda de equilíbrio ou coordenação.

PAUTA DE VOTAÇÃO – Na Ordem do Dia, os vereadores votaram 15 proposituras, entre requerimentos e projetos de lei e de resolução. Uma das iniciativas aprovadas cria na Câmara Municipal de Sorriso a Sala da Mulher Sorrisense. Também tramitaram 34 indicações ao Poder Executivo.

Acompanhe a pauta completa aqui.