Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Os vereador Celso Kozak (PSDB) e Zé da Pantanal (MDB) estão solicitando que o Poder Executivo crie em Sorriso uma Escola Municipal de Artes. O local será um centro especializado de artes em seus vários segmentos, configurando numa visão interdisciplinar e multiprofissional voltado ao atendimento da população em geral.
Conforme a propositura, a Escola deverá ter em sua composição um quadro multiprofissional nas áreas de Música, Artes Visuais, Artes Cênicas e Dança, trabalhando com a música em suas várias formas e instrumentos; as artes cênicas em suas modalidades como a expressão corporal e o teatro; as artes visuais como artes plásticas, entalho, desenho, fotografia, artesanato; e danças clássicas e populares.
“O objetivo é criar um local adequado, com estrutura para a oferta das artes e das performances artísticas a toda população. É uma forma de incentivar e difundir as manifestações culturais, seja na música, na dança, nas artes visuais, enfim, em todas as suas formas de expressão”, diz Kozak.
A solicitação será enviada ao prefeito Ari Lafin e à Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude.