Durante toda a manhã de hoje(27), parlamentares,
prefeitos e comunidade indígenas dos estados de Mato Grosso e Pará puderam debater problemas e apontando soluções durante o 1° Encontro da Frente Parlamentar de Vereadores MT-PA que ocorreu na cidade de Novo Progresso-PA.
Dentre as temáticas abordadas, vulnerabilidade social, produção com sustentabilidade, tecnologia e comunicação, BR 163. Dentre as mais discutidas foram relacionadas a regularização fundiária e dos garimpos e os modais de transporte. A passagem da Ferrogrão pelo município de Novo Progresso foi bastante discutida entre os vereadores e as comunidades indígenas da etnia Kayapó.
As lideranças indígenas se mostraram favoráveis a passagem da linha férrea pela região.
Ao fim do evento que teve início na noite de ontem com abertura oficial, o presidente da Frente Parlamentar, vereador Wanderley Paulo apresentou uma carta de intenções com todas as demandas pontuadas que será entregue as autoridades em Brasília.
Para Wanderley Paulo o evento superou as expectativas , " Conseguimos alcançar nosso objetivo, que era unir as liderancas dos dois Estados para buscar solucionar os problemas em comum. O evento terminou hoje , porém o nosso trabalho terá continuidade em busca das resolutividades das demandas levantadas".
O próximo evento acontecerá na cidade de Guarantã do Norte com data a ser definida.