Após solicitar a inclusão de Sorriso no Programa Vigia Mais MT, o vereador Diogo Kriguer esteve na Secretaria de Estado de Segurança Pública onde se reuniu com o Coronel PM Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, secretário-adjunto de Integração Operacional, o delegado Valter Furtado Filho, secretário-adjunto de Inteligência, e o deputado estadual Beto Dois a Um.
Na ocasião, o parlamentar obteve a confirmação da adesão do município ao programa, que consiste na interligação das câmaras de monitoramento instaladas no município ao Centro integrado de Operações de Segurança (CIOSP), sediado em Cuiabá. “Após a nossa solicitação, 345 câmeras de monitoramento virão para Sorriso e auxiliarão no planejamento das ações policiais e monitoramento de todo o município”, explica Diogo.
O Programa Vigia Mais MT foi criado em 2022, através da Lei nº 11.766, que prevê o acesso e a captação de imagens de vigilância e segurança eletrônica, pertencentes a entes públicos ou privados, por meio de plataforma operacional dirigida.
Ele tem por finalidade a cooperação técnica e operacional entre o Estado, Município e entes privados, para a ampliação do sistema de videomonitoramento para os locais onde já exista, ou possa haver, a cessão de uso de dispositivos de captação de imagens.