Na sessão ordinária da última terça-feira (07), o Diretor Geral do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que administra o Hospital Regional de Sorriso (HRS), ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores para dar explicações sobre a situação atual da unidade.

Naírio Augusto dos Santos explanou para os parlamentares e população em geral a realidade financeira e operacional do hospital. Ele demonstrou em gráficos os números de atendimentos, cirurgias, exames e atendimentos de emergências atendidos na unidade. Disse também que existe uma dívida com fornecedores de aproximadamente 2 milhões de reais e que o estado deve o importe para o INDSH de R$ 4 milhões.

O diretor afirmou também que: - “caso o estado decida retomar o controle do hospital, o INDSH está pronto para iniciar a transição de forma tranquila, sem impor qualquer tipo de dificuldade”, concluí.

Os parlamentares Bruno Stellato (PDT), Hilton Polesello (PTB), Virgílio Dalsóquio (PPS), Jane Delalibera (PR), Professor Gerson (PMDB), Marilda Savi (PSD) e o presidente Fábio Gavasso (PPS), fizeram algumas perguntas ao diretor e afirmaram que a população que utiliza o Hospital Regional de Sorriso, não pode sofrer com a falta de atendimentos e andamentos das cirurgias; - “Nós vereadores queremos que os atendimentos do hospital melhorem que as pessoas sejam bem atendidas e que as especialidades médicas permaneçam aqui em Sorriso, e iremos lutar por isso, independentemente quem o administre”, afirmou Marilda Savi.

O vereador Hilton Polesello, após a fala do diretor do INDSH, disse que,  “Não podemos aceitar que o valor cobrado para se lavar a roupa do hospital seja maior que em outras unidades, já que o próprio diretor disse que o Instituto protocolou junto ao estado vários ofícios requerendo esse serviço, e até o momento não obteve nenhuma resposta, pois economizaria cerca de 100 mil reais mensais. Isso é caso de acionarmos o Ministério Público Estadual para investigar essa situação, já que estamos falando do uso de dinheiro público”, afirmou o parlamentar.

Diante de tantas indagações, o presidente da Casa de Leis Fábio Gavasso, concluiu dizendo que, - “novas reuniões devem ser feitas nos próximos dias para esclarecerem os fatos, e que tudo será feito para melhorar a situação do Hospital Regional de Sorriso, seja ele administrado pela própria Organização Social ou pelo Estado de Mato Grosso. O que não podemos deixar acontecer é que nossa população venha sofrer com a falta de atendimento, afinal a unidade de saúde atende 15 cidades da região”, concluiu o parlamentar.