Analisando os números divulgados pela Secretaria de Serviços Legislativos da Câmara de Sorriso, a presidente Marilda Savi (PSD) avalia como bastante produtivo o primeiro semestre do ano de 2013.
Ao encerrar as atividades parlamentares antes do recesso, a Casa de Leis apresenta um balanço que demonstra a tramitação de 500 matérias elaboradas pelos poderes Executivo e Legislativo.
Desde que iniciaram os trabalhos de 2013, foram realizadas 24 sessões ordinárias com a apreciação de 224 indicações, 138 requerimentos, 17 moções e 86 projetos de lei.
Além da elaboração e aprovação de proposituras, a Casa de Leis também promoveu cinco audiências públicas para debater com a comunidade assuntos importantes como a saúde pública e os problemas no serviço de água e esgoto do Município. “A participação popular nos debates fazem parte das decisões tomadas por esta Casa”, diz a presidente.
Com o aval do Poder Legislativo, inúmeras entidades filantrópicas e assistenciais foram contempladas com repasse de recursos financeiros, além dos incentivos para a promoção de eventos tradicionais que fazem parte do calendário oficial de Sorriso.
“Trabalhamos bastante e temos que trabalhar muito mais. Nestes seis meses os vereadores fizeram visitas aos distritos, postos de saúde, escolas e outros vários órgãos públicos do Município, levantamento problemas e colhendo reivindicações. Lamentamos a morosidade no que diz respeito às ações públicas e esperamos mais celeridade dos Poderes. Aprovamos vários projetos importantes para a sociedade de uma forma geral. Por isso, pretendemos dar continuidade à nossa forma de atuação. Nossas decisões são sempre tomadas em conjunto, visando o bem comum dos sorrisenses”, salienta.
JOVENS CIDADÃOS – Os seis primeiros meses do ano também foram marcados pela reativação do programa Por Dentro do Parlamento, que possibilitou a mais de 1.700 alunos conhecerem a Câmara e vivenciarem o processo legislativo através de visitas que aproximam os estudantes da Casa de Leis.
Até o final desta gestão, novas escolas e mais estudantes serão comtemplados com o programa.
No próximo semestre, a Câmara Estudantil também será reativada, com uma nova roupagem.
A legislatura estudantil tem o propósito de preparar adolescentes e jovens para a prática efetiva da democracia. “Com esses programas, queremos fortalecer o sentido da cidadania aumentando o vínculo entre o Poder Legislativo e os jovens, que são o futuro de nossa cidade”, finaliza.