A vereadora Elisa Abrahão na 1º sessão ordinária realizada ontem (04.02)  encaminhou a indicação nº 28/2019 que pede a inclusão na grade curricular das escolas municipais a Educação Financeira, com objetivo de passar conceitos básicos de educação financeira para crianças do Ensino Fundamental, por meio de conteúdo prático, lúdico e interativo, o que proporcionará base para uma boa gestão, conscientização sobre suprimento de necessidades básicas, programação para a concretização de planos e metas e a importância de ser um consumidor consciente e responsável por seu futuro e pela economia do País como um todo.

A vereadora explicou que a inclusão de educação financeira nas grades curriculares está crescendo constantemente em todo país. “A inclusão do tema na Base segue a tendência de estudos recentes da área, que apontam que quanto mais cedo à educação financeira é abordada, maiores são as chances dos estudantes adotarem hábitos de consumo consciente. De acordo com os resultados da Pesquisa Nacional de Educação Financeira nas Escolas, realizada pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), Abefin (Associação Brasileira dos Educadores Financeiros) e Instituto Axxus, 81% dos alunos que têm educação financeira gastam parte do que recebem, e guardam outra a parte para realizar seus sonhos”, destacou.

Para a vereadora, todos esses dados corroboram para a necessidade de da educação financeira nas escolas. “É um projeto muito importante que afeta diretamente, não só a educação, mas também a economia do nosso País. Com crianças e adolescentes que tenham consciência financeira, consequentemente teremos menos inadimplentes e cidadãos mais preparados para contribuir com progresso do mundo.”

Para não ter aumento de docente para essa disciplina Elisa sugeriu que o professor não precisa conter uma formação especifica, tendo em vista que com uma capacitação ele é apto a abordar temas relativos à educação financeira, como: noções de economia monetária, fiscal e de capitais, noções de planejamento financeiro, princípios contábeis, principalmente débito e crédito.

A propositura foi encaminhada para os setores competentes da municipalidade para estudo de viabilidade técnica a sua implantação.