Os avanços e desafios da educação inclusiva em Sorriso foram discutidos pelo presidente da Câmara de Sorriso, vereador Leandro Damiani, com a secretária municipal de Educação, Lucia Dreschler, durante um encontro nessa segunda-feira (09.08).

A reunião foi motivada pelo pai de um ex-aluno da rede municipal de Educação, Vanderlei Fernandes, que relatou as barreiras que o filho, que é surdo, ainda enfrenta.

Vanderlei conta que mesmo tendo frequentado a escola, o jovem que está com 18 anos, tem grandes dificuldades para ler e escrever.

Segundo a secretária, a educação inclusiva no Brasil como um todo enfrenta grandes desafios e fragilidades como falta de formação docente, mas que Sorriso vem avançando para que todas as crianças tenham acesso à educação. Lucia explicou que na modalidade educação especial são ofertadas salas multifuncionais no Atendimento Educacional Especializado (AEE), e que em 2013 foi criado o CEMAIS – Centro Municipal de Atendimento e Apoio a Inclusão da Educação Especial de Sorriso Professora Adriana Maria Damo.

Lucia adiantou também que o Município está investindo na formação de professores e estagiários para o ensino de Libras e que o número de profissionais aumentou de um para quatro.

Com essa informação, Damiani sugeriu a abertura de uma sala para ofertar aulas de libras aos alunos matriculados e àqueles que, por algum motivo, não foram alfabetizados na idade certa.

A gestora não descartou a possibilidade de estudar a sugestão e agradeceu o apoio do presidente do Legislativo em buscar melhorias nessa modalidade de ensino que inclui alunos com qualquer tipo de deficiência ou transtorno, ou com altas habilidades em escolas de ensino regular.