Os vereadores do município de Sorriso, Damiani na TV (PSC), Professora Silvana (PTB) e Professora Marisa (PTB) estiveram no INSS em Brasília/DF, onde participaram de uma reunião com o presidente do órgão federal, Sr. Ricardo Gadelha, para tratarem sobre a paralisação da obra do novo prédio do INSS no município de Sorriso/MT.
As vereadoras Professora Marisa e Professora Silvana, encaminharam requerimentos ao INSS, solicitando a retomada da obra do prédio em Sorriso, e que seja entregue a toda a sociedade o mais breve possível e em pleno funcionamento.
De acordo com Gadelha, “sabemos da necessidade que a sociedade possui frente a esta nova unidade em Sorriso,  principalmente o caráter social que ela representa para a cidade e  região. A forma mais rápida para a conclusão  desta obra hoje é buscar emendas parlamentares, haja vista a complicada situação financeira do país”, finaliza o presidente.
Outro ponto importante que foi discutido é o fato de que a obra está cerca de 60% concluída, e após problemas gerenciais com a empresa construtora, houve a paralisação das construções e até hoje não foi retomada pelo governo federal. Diante deste impasse, os parlamentares buscam a solução imediata junto ao INSS na capital federal, para que essa obra seja de fato concluída e inicia-se o funcionamento operacional, diminuindo as filas e o tempo nos atendimentos ao trabalhador e ao empresário.
No ano passado {julho de 2016}, já houve uma fiscalização na obra por parte dos engenheiros do INSS de Cuiabá/MT; onde eles observaram a real situação da obra que teve seu inicio no ano de 2012, e deveria ter sido entregue no final do ano de 2013, o que não ocorreu. A empresa não conseguiu terminar a obra dentro do prazo compactuado, extinguindo a relação entre as partes, ficando a obra paralisada.
“Ainda falta concluir boa parte da estrutura interna do prédio, ou seja, instalações das divisórias, climatização, vidros, sinalização, forro, subestação e outros elementos que se fazem necessários. Para isso será feito um novo processo licitatório, um novo contrato, para posterior reiniciar o andamento da obra e enfim entrega-lo para a população”; relatou o engenheiro vistoriador, Sr. Mario Sergio.
Segundo o presidente do INSS, “a agência de Sorriso, deverá acionar a base federal e apresentar o projeto para ser atestado e enfim ser retomada a obra, rumo a sua conclusão, sempre respeitando os prazos legais e o período das licitações”, finalizou.
Já o Diretor de Orçamentos, Finanças e Logística, Sr. José Orlando Riberio Cardoso, que participou da reunião, se comprometeu em agilizar todo o processo para que a referida obra seja entregue a população o mais rápido possível.

 
Durante a reunião o vereador Damiani na TV (PSC), sugeriu ao presidente do INSS, que seja feita uma parceria entre os poderes legalmente constituídos “ sugiro que seja feita uma parceria entre o poder público municipal e o INSS, a ideia é que o poder executivo municipal intervenha na facilitação das consultas com médicos especialistas, pois hoje o sistema não esta funcionando como deveria. A demora ultrapassa 45 dias, e muitas vezes o perito do órgão solicita outros tipos de exames para o trabalhador apresentar, esticando para mais de 6 meses a conclusão de um simples processo, impossibilitando o trabalhador de retornar as suas funções laborativas, sofrendo prejuízos financeiros, pois sem estes laudos do INSS não consegue nenhum tipo de auxilio, tão pouco retornar ao trabalho”, finaliza Damiani.
Esta sugestão do parlamentar foi vista com bons olhos pelo presidente do INSS em Brasília, bastando à aprovação do poder executivo municipal. “Se esta proposta for de fato aprovada em Sorriso, iremos {INSS} utilizá-la como modelo para todo o país”, enfatizou Gadelha.

Esta obra faz parte do Plano Nacional de Expansão do INSS, iniciado em 2009 e extinto  no  ano de 2014,  paralisado por falta de recursos federais.
Em Mato Grosso são 5 obras paralisadas, e não há uma previsão para que sejam entregues para os municípios envolvidos.