O presidente da Câmara, Fábio Gavasso (PPS), e o vereador Hilton Polesello (PTB), acompanhados do secretário de Obras e Transporte, Emerson de Farias, visitaram na semana passada o município de Indaiatuba no estado de São Paulo.

A cidade está entre as melhores no Brasil para investimento, conforme dados da Federação da Indústria do Rio de Janeiro (Firjan).

Recebidos pelo secretário de Segurança, Alexandre Guedes Pinto, os parlamentares conheceram o sistema de segurança implantado no município. A secretaria conta com aproximadamente 500 servidores,  Guarda Municipal Armada implantada há 31 anos. Há também  110 câmeras Speed Dome (de vigilância), 100 câmeras veiculares e 600 câmeras de moradores e comerciantes todas interligadas ao Centro de Operações de Inteligência (COI).

Conheceram também o Centro de Processamento de Dados (CPD) que administra o projeto Cidade Digital com uma área de instalação de 900m², possuindo 22 servidores efetivos que desenvolvem todos os software necessários para as demandas do serviço público, unificando assim, todas as informações.

“Além de agilidade nos processos burocrático e organizacional, o sistema proporciona relatórios detalhados de todas as ações de cada pasta, facilitando ao prefeito monitorar todas as demandas”, contou Polesello.

Na secretaria de Obras e Urbanismo, foram recebidos pelo Secretário José Carlos Selone e  o Secretário Adjunto Leandro Dias de Souza, que apresentaram o projeto “Eco Ponto”. São locais específicos da cidade em que a prefeitura disponibiliza espaço adequado e caçamba para o depósito de lixo seco. O serviço não tem custo à população.

Hilton Polesello viu que a ideia “é uma forma de organizar a limpeza da cidade. Nestes locais, caso a pessoa queira se desfazer de uma geladeira por exemplo, basta deixar no “Eco Ponto”, assim como galhos de árvores e todo lixo seco. A prefeitura recolhe e encaminha para o fim ambientalmente correto”.

Os vereadores visitaram ainda a Estação de Tratamento de Esgoto e as obras de construção de barragem para tratamento de água e prevenção a falta de abastecimento. “O projeto é grandioso. Com a nova represa, a cidade poderá ficar até dez meses sem chuva que o abastecimento não será afetado”, explicou um servidor do Serviço de Abastecimento de Agua e Esgoto (SAAE).

Para o presidente Fábio Gavasso, “Indaiatuba é uma cidade centenária e com projetos modelo para o Brasil. Nós vereadores estamos preocupados com a melhoria para nossa população e nesta visita, conhecemos bons projetos que podemos implantar em Sorriso”, finalizou. 

Indaiatuba tem hoje 179 anos e aproximadamente 220 mil habitantes.