A pedido da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social, os vereadores Bruno Delgado (PMB), Claudio Oliveira (PR), Fabio Gavasso (PSB), Marlon Zanella (MDB), Mauricio Gomes (PSB) e Prof.ª Silvana (PTB), estiveram na tarde de ontem (21) em reunião com secretário de saúde Devanil Barbosa pedindo explicações de como está o funcionamento do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires e como será realizado a regulamentação do sistema de compensação de débitos com os laboratórios.
Na oportunidade os parlamentares questionaram o secretário de saúde pedindo informações sobre as denúncias de óbitos simultâneos registrados nos últimos dias. Segundo informações de familiares, os pacientes eram encaminhados da UPA-Unidade de Pronto Atendimento para o Hospital Regional. Em outros casos os pacientes ora atendidos pela UPA eram liberados para voltar para casa sem o diagnostico médico.
O secretário de saúde Devanil Barbosa explicou que o município efetuou o repasse de recursos ao Consórcio Vale do Teles Pires, e a secretaria está realizando exames e cirurgias. Em relação aos convênios com os laboratórios de exames, Devanil disse que a administração municipal está estudando formas para que o cidadão não precise se deslocar a diversos laboratórios para fazer diferentes exames.
Sobre os óbitos simultâneos divulgados pela imprensa, o secretário disse que a secretaria de saúde fez um levantamento através de ofícios e verificou que as mortes não foram decorrentes de negligência médica. Para diminuir a demora na UPA, Devanil disse que está verificando a possibilidade de aumentar o número de médicos para atendimento nos feriados prolongados, bem como a abertura de uma Unidade de Pronto Atendimento na Zona Leste.
Ao fim da reunião, os vereadores se colocaram a disposição da secretaria para somar na busca de recursos e na melhoria do atendimento nas unidades saúde do município. Os parlamentares vão aguardar documentos com informações referentes a valores investidos na saúde.