Os vereadores Marlon Zanella (PMDB), Bruno Delgado (PMB), Acacio Ambrosini (PSC), Toco Baggio (PSDB) e Professora Silvana (PSB) acompanharam na tarde de segunda-feira (22.01) a apresentação de drones agrícolas fabricados pela empresa chinesa Zhuhai Yuren Agricultural Aviation.

O evento foi realizado no Centro de Eventos Ari José Riedi e contou com  a presença de autoridades como o prefeito Ari Lafin, o deputado federal Xuxu Dal Molin e o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Luimar Gemi.

Também estiveram presentes representantes do governo estadual, empresários e agricultores.

Em novembro passado, a empresa assinou um protocolo de intenções com o governo do Mato Grosso para instalação de uma fábrica de drones agrícolas no Estado. s investidores asiáticos  Para que os agricultores possam conhecer a tecnologia, haverá ainda “road shows” nos municípios.

O interesse dos asiáticos por Mato Grosso é resultado da visita feita por uma comitiva à China, no fim do ano passado.

A empresa pretende instalar uma fábrica de drones para pulverização e fertilização de lavouras em Mato Grosso e, para isso, uma comitiva está percorrendo várias cidades.  O investimento inicial será de US$ 22 milhões de dólares com previsão de gerar 200 empregos inicialmente. O drone poderá chegar ao mercado mato-grossense por R$ 19 mil, com indústria aqui.

“Ficamos felizes com a visita e com a possibilidade de Sorriso receber tamanho investimento. Além do potencial agrícola que é muito bom, temos muita vontade de crescer e evoluir. Quero aproveitar para dizer que Câmara é parceira e está à disposição para colaborar no que for preciso”, disse o vereador Marlon, que representou o legislativo sorrisense.

DRONES – Na ocasião, o diretor da empresa, Jeff Yi, falou das vantagens dos veículos aéreos não tripulados.

Segundo ele, os drones são bastante eficientes e têm capacidade para 10 e 20 litros, sendo que 10 litros cobrem 1 hectare e  20 litros, em 10 minutos, atingem 2 hectares.

Além disso, os drones vão a lugares onde o trator não pode ir e evita que o operador tenha contato com o veneno aplicado.