Durante reunião realizada na tarde de ontem (06.04), no município de Santa Rita do Trivelatto, (190 km de Sorriso), o governador Pedro Taques firmou compromisso de asfaltar a rodovia MT-140. A pavimentação é uma antiga reivindicação dos moradores da região.

O presidente da Câmara de Sorriso, Fabio Gavasso (PPS) e os vereadores Marilda Savi (PSD) e Marlon Zanella (PMDB) participaram do encontro que reuniu representantes das oito cidades da área de influência da rodovia – entre eles, o vice-prefeito Ederson Dal Molin – e autoridades políticas estaduais.

Taques garantiu que irá buscar meios para pavimentar a rodovia urgentemente e que pretende entregar a obra até o fim de seu mandato.

No evento, a Associação dos Beneficiários da MT-140 entregou ao governo do Estado o projeto executivo com o estudo de viabilidade de pavimentação da rodovia, que custou à entidade mais de R$ 3 milhões.

O projeto prevê o asfaltamento de 215 quilômetros de rodovia, partindo do entrocamento da MT-242, passando pelos municípios de Nova Ubiratã, Sorriso (distrito de Boa Esperança) e Santa Rita do Trivelatto e chegando às cidades de Planalto da Serra e Nova Brasilândia.

A obra, orçada em R$ 1,5 milhão por km, contempla a abertura e readequação de alguns trechos e a construção de pontes.

“Vamos juntar as patrulhas mecanizadas para abrir a estrada e depois a pavimentação”, afirmou o governador.

A futura rota servirá como alternativa para os produtores que precisam utilizar a BR-163 para escoar seus produtos. “Na média, a redução no valor final dos fretes praticados para o produtor será de 40% e, no  total da região estudada,  a economia gerada com a redução nos valores a serem pagos com frete chegará a R$ 250 milhões/ano para a área de influência”, explicou o presidente da associação, Norival Rico Filho.

Segundo ele, estima-se que a pavimentação da MT-140 vá encurtar, em média, 260 quilômetros a distância entre a região produtora e a cidade de Rondonópolis, onde fica o terminal de intermodal, que escoa a produção para o Porto de Santos. Além de diminuir a distância até Cuiabá.

Para as autoridades sorrisenses, além da questão da logística, a obra vai promover o desenvolvimento das cidades cortadas pela rodovia.  Conforme o mapa, as cidades são: Sorriso, Nova Ubiratã, Santa Rita, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Planalto da Serra, Nova Brasilândia e  Campo Verde.

HISTÓRICO – Os primeiros trabalhos em prol da construção da rodovia na região começaram em maio de 2013. No ano passado, o traçado discutido durante um seminário sobre o desenvolvimento do distrito de Boa Esperança, promovido pela Câmara Municipal.