O vereador Iago Mella (Podemos), apresentou na 29ª sessão ordinária as indicações 883/2021, pedindo a contratação de Agente Comunitário de Saúde – (ACS) para atender os moradores dos Bairros Santa Maria I E II, são esses profissionais os responsáveis em manter o elo entre a população e as unidades de saúde, por meio do contato permanente com as famílias da região em que atuam.

Iago Mella, explicou que a contratação dos agentes é de extrema importância. “O PSF do bairro está com desfalque de  ACS e sabemos que esses agentes atuam como membro da equipe de saúde, da unidade de saúde familiar, responsável por cadastramento de todas as pessoas da área bem como manter os cadastros atualizados desenvolvendo atividades de promoção da saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas na comunidade”, explicou.

De acordo com o vereador, essa unidade de saúde está com desfalque desses profissionais, tendo em vista que os bairros possuem 447 residências com cerca de 1.400 moradores. “Fiz o pedido ao prefeito e ao secretário mostrando a necessidade e a importância desses profissionais que auxiliam a população em um momento tão complicado que é esse que estamos vivendo. O bairro é um dos maiores do município e possui um número populacional expressivo, necessitando a contratação de mais ACS para dar agilidade e qualidade no atendimento”, explicou.