Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O presidente da Câmara de Sorriso, Iago Mella (Podemos), teve requerimento aprovado durante a 5ª sessão ordinária, realizada na noite de ontem (06), que solicita informações acerca da retirada dos serviços da Junta Militar do Ganha Tempo central.
Os serviços prestados pela Junta Militar consistem no exercício de atividades específicas desempenhadas pelas forças armadas e o alistamento é obrigatório. Através dele, a Marinha, Exército e Aeronáutica dão início ao processo de incorporação dos novos recrutas, possibilitando ao jovem a oportunidade de servir à Pátria e, às Forças Armadas, a formação de recursos humanos qualificados para uma possível mobilização em caso de necessidade.
“Queremos saber por que a Junta de Serviço Militar deixou de atender a região central. Temos o serviço na região Leste, porém gostaríamos que as pessoas continuassem tendo acesso a ele também no centro da cidade, pois é um setor muito importante para os munícipes, que facilita o alistamento dos jovens e a retirada do certificado de reservista”, frisa Iago.