Durante a 18ª Sessão Ordinária da Casa de Leis, o vereador Leandro Damiani (PSDB) sugeriu, ao Executivo Municipal, a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPS AD) em Sorriso. Segundo o parlamentar, o espaço será voltado ao tratamento de dependentes químicos.

“A implantação de um CAPS AD no município representará um avanço nos tratamentos destinados às pessoas usuárias de álcool e outras drogas, tornando-se um início para quebrar com paradigmas relacionados à figura dos dependentes químicos, muito associada à criminalidade e justiça”, enfatiza o vereador.

Na tribuna, o parlamentar defendeu sua indicação (nº510/23) apresentando estudos e números que mostram que o uso abusivo de substâncias psicotrópicas e da dependência química está cada vez mais presente na sociedade atual, e explicou como a unidade de saúde poderá auxiliar o dependente e seus familiares.

“Estima-se que 10% da população dos centros urbanos brasileiros fazem uso abusivo de drogas psicotrópicas. O CAPS AD é um dispositivo da saúde mental que acolhe e trata usuários do SUS com prejuízos decorrentes do uso abusivo e dependente de substâncias psicoativas, fornecendo serviço especializado, assistência de média e alta complexidade, visando a reabilitação e reinserção destes na sociedade”, pontua Damiani.