Os vereadores da bancada de situação da Câmara Municipal de Sorriso apresentaram indicação apontando a necessidade de se confeccionar os boletins de acidente de trânsito e de ocorrências no local dos fatos pelos agentes de trânsito.
Atualmente, os envolvidos em acidente precisam se deslocar até o quartel da PM ou delegacia onde cada um conta a sua versão ao atendente.
O vereador José Carlos de Souza (PR) defende que para que o inquérito policial seja instruído, a autoridade competente necessita da informação completa de como aconteceu o fato. Além disso, segundo ele, as partes envolvidas no acidente, principalmente a lesionada, utilizam o boletim, especialmente nos casos que envolvem o seguro DPVAT e representações criminais.
Conforme o parlamentar, a função dos agentes de trânsito está regulamentada, fato que credencia o registro de suas autuações. “Se faz necessário um controle efetivo da ação dos agentes municipais de trânsito na confecção dos boletins, que deve seguir numeração sequencial. Com a medida, os registros poderão servir para fins estatísticos”, explica, acrescentando que a atuação dos agentes irá agilizar o trabalhao das polícias civil e militar.
A indicação foi encaminhada ao prefeito Dilceu Rossato, ao comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, ten.cel Marcio Thadeu Firme, ao delegado de Polícia Civil, Thiago Damasceno e ao presidente do Comsep, Antonio Dalsóquio.