Para fomentar o comércio local, o vereador Acacio Ambrosini (Patriota) apresentou a Indicação 233/21 que pede ao Poder Executivo a implantação de um mercado municipal em Sorriso.

Em diversas cidades, os mercados municipais têm atraído um grande número de visitantes pela oferta de diversos produtos e serviços, como por exemplo a área gastronômica.

Segundo o parlamentar, o espaço – com múltiplas atividades que atendem um diversificado público – apresenta inúmeros benefícios para a sociedade em que está inserido, abrangendo inclusive os produtores da agricultura familiar.  “Nesse local, podem ser comercializados produtos hortifrutigranjeiros, especiarias, artesanatos, de decoração, utensílios domésticos, produtos de limpeza, armarinhos, presentes, entre outros”, enumera.

Por ser tratar de um comércio popular, Acacio sugere que a administração do local seja no modelo de autogestão.  “Poderia ser criada uma associação dos comerciantes do mercado para responder pela limpeza, controle de pragas, higiene, segurança diurna e abastecimento de gás no local. Já a Secretaria de Agricultura poderia ser responsável pela manutenção da parte estrutural e a pela gestão pública do local, que envolve o cumprimento das normas de comercialização de alimentos”, acrescenta.

A indicação – subscrita pelos demais vereadores – será encaminhada às secretarias municipais competentes para análise de viabilidade.