O vereador Mauricio Gomes (PSB) é o autor da Indicação 506/23 que pede ao Poder Executivo a oferta de curso gratuito de defesa pessoal para mulheres.

Conforme o parlamentar, a proposta é trabalhar o empoderamento feminino, mostrando que com o treinamento correto qualquer mulher está apta a prevenir e a se defender de uma tentativa de agressão.

Durante a aula de defesa pessoal as mulheres aprendem técnicas básicas de como agir em situações perigosas e como prestar atenção aos sinais de possíveis ataques. São abordadas técnicas evasivas, como saídas de diversos tipos de agarramento e imobilizações, técnicas de projeção ao solo e contundentes, com a utilização das armas naturais do corpo humano.

"Com essa iniciativa, queremos conscientizar as mulheres da importância de estarem preparadas para se defender em situações de perigo, ou seja, proporcionar às interessadas condições mínimas de defesa para ela e sua família em qualquer lugar que ocorra", argumenta.

A indicação – subscrita pelos demais vereadores – foi apresentada na sessão ordinária dessa segunda-feira, 5.