A aferição da temperatura corporal em órgãos públicos poderá ser obrigatória enquanto durar a pandemia causada pelo coronavírus. Nesta segunda-feira (dia 08), foi apresentada durante sessão ordinária a Indicação nº370/2020 de autoria do parlamentar Toco Baggio – PSDB solicitando que  seja feito aferição da temperatura corporal utilizando termômetros infravermelhos ou por imagem, que não necessitem de contato físico.

O vereador Toco Baggio informou que a intenção é que a temperatura seja aferida por termômetros infravermelhos ou por imagem, para identificar pessoas em estado febril, sintoma comum entre infectados pelo novo coronavírus . “Em casos de temperatura igual ou superior a 37,5ºC, a pessoa deverá ser orientada a procurar atendimento médico e não será permitido o acesso ao estabelecimento, como medida preventiva à propagação do vírus. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, o termômetro infravermelho ou por imagem pode ser facilmente higienizado, além de trazer o resultado de forma rápida”, pontuou.

Toco Baggio disse ainda que, “A intenção da indicação é proteger a vida. Muitas vezes uma pessoa pode não perceber que está com febre e considere natural ter com o corpo mais quente. O estado febril ocorre por inúmeras causas, mas em qualquer circunstância aponta para uma situação de anormalidade em relação à saúde. Portanto, mesmo que a febre não tenha relação com o coronavírus, não significa que a pessoa deva considerar normal a alta da temperatura corporal”, afirma vereador.

A matéria foi encaminhada aos órgãos competentes para análise de viabilidade.