Alguns pacientes após a cirurgia bariátrica, são acometidos pela trombose portomesentérica (TPM), que é uma complicação potencialmente grave e a maioria dos casos, ocorre nos primeiros dias após a cirurgia e geralmente é diagnosticada após a alta, sendo que o tratamento primário é com anticoagulante em longo prazo.

O vereador, Leandro Damiani (MDB), está pedindo que a Prefeitura de Sorriso, disponibilize este anticoagulante pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

“O anticoagulante não é oferecido pela rede de saúde pública e muitos pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica, não têm condições financeiras para adquirir na rede privada e este medicamento é caro” explica Damiani.

O vereador ainda afirma que para um tratamento adequado, é importante que seja disponibilizado o medicamento, pois, caso ocorra a formação de um coágulo de sangue em uma veia de uma das pernas, este pode se desprender e migrar até uma veia do pulmão, causando embolia pulmonar, podendo levar a morte.