Tramitou na 5ª sessão ordinária da Câmara a Indicação 136/25 que sugere à Secretaria Municipal de Saúde a implantação de sistema de identificação pessoal a pacientes, por meio de etiqueta, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sorriso.
A finalidade do protocolo sugerido pela vereadora Jane Delalibera (PL) é registrar o horário de entrada do paciente na unidade e garantir a correta identificação do paciente, a fim de reduzir a ocorrência de incidentes. “O uso de etiquetas personalizadas permitirá uma rápida e segura identificação do paciente em todas as etapas do atendimento, desde a triagem até a alta médica, ”, explica a parlamentar.
Dentre os benefícios desse sistema, Jane destaca “a redução de erros médicos, eficiência na triagem e no atendimento, aprimoramento da segurança dos usuários e melhoria na comunicação entre os profissionais de saúde, assegurando que todos tenham acesso imediato às informações essenciais do paciente”.
A indicação justifica ainda que a implantação dessa medida já é recomendada por órgãos reguladores da saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde. “Assim como outros municípios que adotaram sistemas similares e registraram redução de erros médicos e aumento da satisfação dos pacientes, defendemos a sua adoção pela gestão de Soriso”, finaliza.
A Indicação conta com a assinatura dos demais vereadores.