Em reunião com o secretário do Regime Geral de Previdência Social, Adroaldo Cunha, nesta quinta-feira (30), na sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Brasília, os vereadores Leandro Damiani e Maurício Gomes solicitaram mais rapidez na realização das perícias médicas em Sorriso. Segundo os parlamentares, o INSS garantiu que dará mais agilidade nas perícias por meio de análise documental (Atestmed) para a concessão do benefício.

“Viemos falar sobre a demora nas perícias e o Adroaldo nos explicou que as pessoas que tem atestado de até 180 dias, e que já possuem perícia agendada para 2024, não precisam esperar o próximo ano. Os segurados podem ir direto na agencia do INSS, portando todos os documentos pessoais que irão juntar o atestado e fazer a perícia documental. Em três dias o resultado pericial será informado ao interessado”, explica Damiani.

De acordo com o secretário da Previdência Social, o segurado que já tiver um exame médico pericial agendado poderá ir até o INSS e optar pelo procedimento documental, desde que a data de agendamento da perícia presencial seja superior a 30 dias da data do requerimento do Atestmed. O prazo máximo para a concessão do benefício por meio da análise documental será de 180 dias e, caso o segurado tenha o benefício negado, terá um prazo de 15 dias para realizar um novo requerimento.