A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) prevê para o ano de 2025 orçamento de R$ 934.550.000,00 para o município de Sorriso. De acordo com o Projeto de Lei 111/2024, os valores serão distribuídos entre as 15 secretarias, Previso, Câmara Municipal, Controladoria Geral do Município, Procuradoria Geral, Gabinete do Prefeito, Ager e Reserva de Contingência.
Os valores foram apresentados e discutidos com a sociedade durante audiência pública promovida pela Comissão de Orçamentos Finanças e Fiscalização na noite de ontem (21).
Estiveram presentes no debate o prefeito eleito, Alei Fernandes, e a esposa, Mara Fernandes, vereadores eleitos e atuais e representantes da CDL, Aces, Sindicato Rural e da Prefeitura, além de populares.
Na ocasião, foram discutidos temas como prioridades de investimentos, áreas que receberão maior atenção financeira e outros pontos cruciais para o desenvolvimento da cidade.
Segundo o Diogo Kriguer (PSDB), presidente da Comissão de Orçamentos Finanças e Fiscalização, a audiência oportuniza a todos opinarem sobre a distribuição de recursos públicos. “O cidadão também pode nos procurar para possíveis emendas e adequações, de modo que todas as necessidades dos sorrisenses quanto ao serviço público sejam atendidas com qualidade”, frisou.
A realização de audiência pública obedece a Lei de responsabilidade Fiscal a qual determina que a transparência deve ser assegurada mediante o incentivo à participação popular e realização de Audiências Públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos.
Conforme prevê a Lei Orgânica Municipal, a LDO deverá ser votada até o dia 31 de outubro.