Dezenas de homens participaram na noite de ontem (28.11), no Centro de Convivência da Terceira Idade, de uma palestra com o médico urologista Henrique Fernandes. O evento, alusivo à campanha Novembro Azul, foi realizado por meio de uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Ação Social e Câmara Municipal.

 

Na palestra, o médico abordou assuntos como câncer de próstata e reposição hormonal.

 

O autônomo Lírio Pigosso, 60 anos, que há quatro anos foi submetido a uma cirurgia para retirar um tumor na próstata, aproveitou a oportunidade para frisar a importância de se fazer a prevenção e o tratamento do câncer. “Como eu sempre me cuidei, o tumor foi descoberto a tempo, com grande chance de cura”, contou.

 

Durante o evento, profissionais da saúde ficaram à disposição dos participantes interessados em aferir a pressão arterial. O auxiliar de serviços gerais Manoel Nunes, 47 anos, foi um deles. “Mesmo com pouco tempo, sempre estou fazendo esse tipo de controle. Aliás, todos deveriam tirar um tempinho para cuidar da saúde, né?”, disse.

 

Para os organizadores, o evento foi realizado a contento. “Ficamos felizes porque o nosso público alvo compareceu, pois a palestra foi muito informativa com foco na prevenção”, destacou a vereadora Jane Delalibera (PR).

 

Novembro Azul - O movimento é realizado em parceria pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e o Instituto Lado a Lado com o objetivo de orientar a população masculina sobre a importância do exame de toque retal e PSA para diagnóstico precoce do câncer de próstata.

 

O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que em sua estimativa 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. Pesquisa* realizada pelo Datafolha para a SBU, em 2009, constatou que o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame.