Com objetivo de achar soluções para o superendividamento de boa parte da população mato-grossense, o vereador Wanderley Paulo (PP), participou na tarde desta quinta-feira (02), de uma reunião no Ministério da Justiça, com o Secretário Nacional do Consumidor Waldih Damous, o Desembargador Mário Roberto Kono do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, a Juíza Cristine Padim, Marcelo Zaina do Conselho do Consumidor , Antônio Carlos Tavares Presidente do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor e Genilton Nogueira gestor do Procon Cuiabá.
Várias sugestões foram levantadas e pontuadas, dentre elas a redução do percentual do empréstimo consignado para servidores e aposentados, aplicativos com mais ferramentas on-line dentre outros ajustes técnicos dentro do Procons. Na oportunidade Wanderley sugeriu a implantação de um Programa de Instrução Financeira nas escolas como um programa da Secretaria Nacional do Consumidor .
Wanderley Paulo, explicou a importância deste trabalho nas escolas e de como o Procons municipais podem ajudar a levar conhecimento financeiros para os estudantes, tendo em vista serem profissionais que conhecem as leis e convivem diariamente com o problema do endividamento da população.
O secretário mostrou-se favorável a esse projeto e destacou que desta forma conseguirá a criar cidadãos conscientes, conhecedores do mercado financeiro e das formas de como evitar o endividamento.
Na mesma linha , Antônio Carlos Tavares Presidente do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor que a sugestão do vereador é viável e que o conselho possui dotação para esse tipo de programa.
O desembargador Mário Roberto Kono falou do projeto Escola Inclusiva que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso lançou em algumas cidades, que visa levar cidadania e inserir a comunidade na vida escolar.
Wanderley explicou ao secretário que foi aprovado um Projeto de Lei de autoria do vereador e hoje presidente da Câmara de Vereadores Iago Mella, instituindo a Educação Financeira nas escolas municipais e que essa iniciativa poderia ser aplicada em todas as escolas do país.