Os vereadores Maurício Gomes (PSB), Iago Mella (Pode), Rodrigo Machado (PSDB) e Zé da Pantanal (MDB) estiveram conhecendo duas importantes empresas que atuam na área de reciclagem e tratamento de resíduos nas cidades de Toledo e Maringá, no Paraná.

Em Toledo, situado na região oeste do Estado, os vereadores visitaram a Compostec, empresa de compostagem que é referência no tratamento de resíduos agroindustriais naquela cidade. A Compostec participa do ciclo da produção de alimentos e é especializada na coleta, transporte, destinação e tratamento de resíduos orgânicos agroindustriais, agropecuários e urbanos. “Tivemos a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de projetos e produtos dessa empresa que transforma esses itens em adubo orgânico utilizado no setor agrícola, gerando renda com sustentabilidade”, destaca Maurício.

Na cidade de Maringá, no norte paranaense, os parlamentares conheceram a Plaspet, que atua na área de reciclagem de plástico: primário (material reciclado pós-industrial) e secundário (material reciclado pós-consumo).  A coleta de materiais é realizada em indústrias, cooperativas, associações de bairro, prefeituras e estabelecimentos comerciais do setor.  “Com as embalagens pet, a empresa recolhe outros tipos de materiais plásticos. Ao longo dos anos, ela desenvolveu um sistema de coleta própria e investiu em equipamentos que nos possibilitaram ter um sistema ágil e altamente produtivo”.

Os sorrisenses visitaram ainda a infraestrutura e os hangares do Aeroporto Regional de Maringá que funcionam em sistema de comodato. Administrado pela empresa de economia mista Terminais Aéreos de Maringá – SBM, o aeroporto desde 2007 está habilitado ao tráfego internacional de aeronaves cargueiras e com terminal de cargas alfandegado pela Receita Federal. “Fomos muito bem recebidos pela gerência que nos adiantou que uma equipe técnica deverá estar visitando o nosso aeroporto”, frisou Mauricio, acrescentando que a viagem foi muito produtiva e que deverão resultar em iniciativas de interesse da coletividade.