O vereador Claudio Oliveira (PR) acompanhou nesta manhã (21.08) uma vistoria realizada pela empresa Águas de Sorriso em uma residência no bairro São José I.
O morador da Rua Santa Anastácia, José Ribamar da Silva, procurou o gabinete do parlamentar para reclamar dos valores elevados das contas de água dos últimos meses. De acordo com as faturas apresentadas, ele possui hoje uma dívida de mais de R$ 4 mil com a concessionária.
Acompanhada do representante da diretoria, Marcos Braz e do gestor comercial, Rafael Bertolazi, uma equipe da empresa esteve no local. Ao realizar testes na residência, constatou vazamento na tubulação, o que, segundo os técnicos, justifica o aumento exagerado de consumo.
A instalação de um novo hidrômetro na residência ocorreu no dia 1º de fevereiro deste ano. Ao analisarmos os relatórios das leituras de consumo realizadas deste então, é possível verificar que nos dois primeiros meses as faturas tiveram valores normais, com aumento de consumo aproximado de 10 m³. Porém, no mês de abril o consumo subiu para 213 m³.
Conforme o técnico da concessionária, uma equipe foi até a residência fazer a vistoria e o proprietário foi avisado da necessidade de troca do encanamento. Naquela ocasião, a empresa faturou somente a média de consumo, de 22 m³.
No mês de maio, a leitura apresentou um consumo de 208 m³ e novamente a empresa esteve no local alertando sobre a necessidade de reparos no encanamento. Contudo, o morador foi avisado de que no mês seguinte a fatura viria com o valor referente ao consumo apresentado na leitura.
A equipe realizou a leitura na data de hoje e o consumo já estava registrando 278 m³.
O proprietário da residência acreditava que o aumento dos valores fosse decorrente da instalação do novo hidrômetro. “Não tinha nada visível de vazamento e como sabemos que a população está reclamando das contas depois da troca dos medidores, achávamos que fosse esse o problema”, disse José Ribamar.
O gestor comercial da empresa explicou que a instalação da residência será substituída, porém alertou que será uma exceção, tendo em vista que nestes casos a responsabilidade não é da concessionária. “Do cavalete para frente a responsabilidade é do cliente, nós somente indicamos a possibilidade ou a existência de vazamento e então cabe ao consumidor os reparos necessários”, pontuou Rafael.
Quanto à dívida exorbitante do morador, o representante da diretoria garantiu que o valor será refaturado, ficando na média de consumo anterior da residência. Porém, alertou sobre a importância de se economizar água. “Se analisarmos o desperdício decorrente deste vazamento podemos verificar que com o consumo registrado de um mês desta família, poderíamos abastecer a mais, 15 residências do Município”, salientou.
O vereador Claudio chama a atenção da população para os casos de possíveis vazamentos. “Em muitos casos verifica-se que as tubulações mais antigas não resistem ao aumento da pressão da água e acabam quebrando. Nesta residência verificamos que havia um vazamento não visível a olho nu. Por isso é importante que todos observem os aumentos abruptos das contas de água e acompanhem, solicitem uma vistoria ou nos procure para que o problema seja solucionado sem grandes prejuízos aos consumidores”, finalizou.