Utilizado por dezenas de crianças todos os dias, o parquinho infantil da praça da Juventude precisa de investimentos. Os brinquedos necessitam de reforma, pois estão quebrados e enferrujados. Praticamente todos estão velhos e inadequados. A areia está suja e contaminada com fezes de cães. Também falta iluminação.
“Não há como deixarmos o parquinho como está. Afinal, o espaço é importante para o lazer e entretenimento das crianças”, frisou o vereador Bruno Stellato (PDT), ao cobrar melhorias para o local por meio de uma indicação.
Segundo o parlamentar, a preocupação não é só com a estética dos brinquedos, mas com a segurança dos frequentadores. “Algumas situações chamam a atenção como o escorregador que está com a prancha de madeira rachada, podendo causar ferimentos nas crianças, a passarela com correntes quebradas e a escada sem alguns degraus”, enumerou.
O parquinho da praça Antenor Balbinot também está precário.
Segundo dados da ONG Criança Segura, em 2003, pelo menos 300 crianças morreram no Brasil em decorrência de quedas, sendo a principal causa de lesões em parquinhos.
NORMAS – Uma das exigências da ABNT estabelece que os brinquedos não podem apresentar trincas, deformações ou danos permanentes e que nenhuma conexão pode estar frouxa.
Peças salientes, como roscas de parafusos, devem ter acabamento de proteção. Os brinquedos não podem apresentar cantos agudos, lascas ou rebarbas que representem perigo para as crianças. As superfícies de todas as partes devem ser revestidas com materiais que não contenham substâncias prejudiciais à saúde.