O vereador Leandro Damiani (MDB) indicou, durante a 41ª Sessão Ordinária da Casa de Leis, que o Executivo faça a contratação de um médico hebiatra, especialista que cuida da saúde de adolescentes, para  o Ambulatório Multiprofissional de Especialidades – AME. Conforme o autor, a propositura  visa estabelecer que os adolescentes, assim com acontece com mulheres, idosos e crianças, por exemplo, sejam atendidos e acompanhados por um profissional específico para a sua fase da vida. 

“A hebiatria é uma especialização da pediatria que cuida dos adolescentes,  fazendo o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento físico, e ainda, tem o conhecimento das alterações hormonais, urológicas, ginecológicas, dermatológicas, ortopédicas, psicológicas e outras que podem ocorrer na adolescência. Esse especialista está preparado para lidar com temas como puberdade, estirão de crescimento, maturação sexual e mudanças físicas típicas da adolescência, além de saber como tratar as transformações psicossociais comuns a essa faixa etária”, ressalta Damiani. 

Segundo o parlamentar, atualmente se observa a ausência de um trabalho preventivo e de politicas de saúde direcionadas especificamente aos adolescentes na saúde.  Para ele, o herbiatra virá para auxiliar na prevenção de patologias como transtornos gerais de ansiedade, síndrome do pânico,  depressão e outros cada vez mais presentes entre os adolescentes. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 17,9% da população brasileira é composta por adolescentes.

A Indicação nº 856/24 foi lida nesta segunda-feira (25) e será encaminhada para análise do Poder Executivo Municipal.