Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O vereador Celso Kozak (PSDB) está sugerindo ao Poder Executivo a instalação de lixeiras subterrâneas nos principais pontos da cidade.
Conforme a propositura, o lixo descartado pelos moradores ficará armazenado no coletor subterrâneo até ser recolhido pelo caminhão, evitando assim o acúmulo de sacos de lixo nas calçadas. Para a retirada dos resíduos das lixeiras, uma parte da calçada funciona como uma tampa que permite ao caminhão da coleta aproximar-se e fazer a remoção do lixo acumulado na caixa impermeável.
Para o paramentar, lixeiras nesse formato organizam e facilitam o depósito e recolhimento de resíduos, além de eliminarem o contato do lixo com a população, chuva e animais. A estrutura de lixeira subterrânea também preserva a beleza dos locais onde é instalada e ocupa pouco espaço externo.
“Por ser considerado um sistema higiênico, econômico e seguro é que solicitamos que sejam instaladas lixeiras subterrâneas nos principais pontos da cidade”, defende Kozak.