Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O vereador Celso Kozak (PSDB) apresentou indicação durante a última sessão ordinária (17) pedindo a implantação de um Centro Integrado Materno Infantil (CEMAI) em Sorriso.
Conforme a propositura, a unidade será voltada exclusivamente às gestantes e recém-nascidos e integrada ao sistema municipal de saúde, disponibilizando participarem de grupos de apoios e orientações sobre diversos cuidados para a saúde da mãe e do bebê, como amamentação, prevenção da hipertensão durante a gestação, prevenção da diabetes gestacional, cuidados com o recém-nascido e orientação nutricional. O local poderá ofertar ainda uma sala para vacinações especiais e realização de campanhas e dias D.
“Estamos sugerindo a implantação deste serviço materno-infantil em Sorriso por entender que será um grande avanço no atendimento mais seguro e humanizado às gestantes e aos recém-nascidos, diminuindo o risco de contágio a outras doenças neste período tão delicado na vida das mães e seus bebês”, frisa o vereador.