Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O vereador Celso Kozak (PSDB) apresentou, durante a 7ª Sessão Ordinária, as indicações nº 166 e 167/23, onde reitera o pedido de construção de estacionamento oblíquo na Avenida Otávio de Souza Cruz, no entorno da Área Verde Central, em frente à Igreja Evangélica Luterana do Brasil e no trecho compreendido entre as ruas Cascavel e Criciúma.
Conforme o parlamentar faz-se necessário aumentar o número de vagas nos estacionamentos das vias urbanas, pois o fluxo de veículos em nossa cidade tem aumentado consideravelmente e a estrutura das vias já não comporta a demanda. “A criação do estacionamento oblíquo gera mais espaços, melhora a organização e aparência das vias e diminui o tempo necessário para estacionar, além de melhorar a visão e a segurança do motorista, prevenindo acidentes”, explica.
Segundo Kozak, estas reivindicações já foram feitas em outro momento, porém não foram atendidas. “Esta região está em constante desenvolvimento e as vagas de estacionamento existentes, em certos pontos, não comportam a demanda. Além, do perímetro da Igreja Luterana do Brasil conter um fluxo diário e intenso de fiéis”, frisa Kozak.