Durante a 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Sorriso, o vereador Leandro Damiani (MDB) indicou ao Executivo a implantação de uma Central de Interpretação em Libras (CIL), visando garantir mais acessibilidade aos surdos nos serviços de saúde pública municipal.
“Precisamos tornar a saúde mais acessível a todos e facilitar a comunicação entre os profissionais da saúde e a população. Muitos pacientes surdos relatam que, durante as consultas médicas, têm dificuldades em saber o que o profissional está falando. Com a implantação da CIL, queremos tornar a comunicação mais efetiva entre o paciente e o profissional de saúde, gerando um diagnóstico mais preciso”, explica Damiani.
De acordo com a Indicação nº 585/24, o atendimento se tornará mais adequado sem a barreira linguística, visto que o intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) prestará suporte às pessoas surdas nas consultas nas unidades de saúde, fazendo com que o paciente tenha pleno entendimento do seu tratamento.
O parlamentar ainda ressalta que a iniciativa servirá para reduzir os riscos de uma prescrição inadequada. “A consulta médica será realizada com acompanhamento de um intérprete, através de vídeo chamada, que traduz simultaneamente em libras todas as informações repassadas ao paciente na consulta. Isso reduzirá os riscos de existir uma situação em que não haja clareza de comunicação”, frisa.