Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O vereador Zé da Pantanal (MDB) está sugerindo ao Poder Executivo a instalação de câmeras de monitoramento internas e externas nos polos culturais de Sorriso. O intuito é preservar a segurança dos alunos, profissionais e funcionários.
O pedido visa atender seis polos culturais da Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Turismo: nos Centros de Múltiplo Uso dos bairros Santa Maria, Mário Raiter e São José, no Casec São Domingos, Torre do Saber São Domingos e Indústria do Conhecimento (Biblioteca Sesi). Nos polos são ofertadas oficinas culturais para alunos da rede municipal de ensino no contraturno escolar.
“Tendo em vista que o índice de violência tem aumentado, entendemos ser necessária a instalação de câmeras de monitoramento nos polos culturais, contemplando as áreas de uso comum, de socialização, bem como entradas e vias que dão acesso à instituição, nos horários diurno e noturno, para melhor comodidade e tranquilidade dos alunos, professores e pais”, explica o parlamentar.
A Indicação nº 563/2023 tramitou na sessão ordinária desta segunda-feira (19) e será encaminhada às secretarias municipais de Cultura, Juventude e Turismo; Obras e Serviços Públicos e de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil.