Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O vereador Celso Kozak (PSDB) está sugerindo ao Poder Executivo a realização de campanhas educativas e preventivas nas escolas do Município, com objetivo de cumprir o Código de Trânsito Brasileiro.
Conforme o parlamentar, a campanha tem o objetivo de mostrar de forma lúdica às crianças, adolescentes e jovens o que é preciso fazer para exercer o direito constitucional de ir e vir com mais segurança.
“O trânsito começa na escola e, neste local de aprendizagem, é necessário que os alunos entendam que é preciso respeitar o espaço do próximo e disseminar essa prática junto aos familiares e seu ciclo de amizades, levando a mensagem de prevenção de acidentes e um novo comportamento no trânsito”, explica.