O vereador Marlon Zanella (PMDB) esteve nesta manhã (26.02) no quartel do 12º BPM – Batalhão da Policia Militar de Sorriso.

Em conversa com o comandante, Ten. Coronel Marcio Thadeu Firme, o parlamentar falou sobre os problemas de segurança enfrentados pelo município de Sorriso e também nos distritos.

A falta de efetivo foi pontuada como maior problema enfrentado pela PM.

O vereador esteve acompanhado do presidente da Associação dos Moradores do Distrito de Primavera, Tiago Saraiva, que solicitou do comandante a possibilidade de instalação de um posto policial no distrito. “Temos problemas de menor dirigindo sem carteira, pilotando motos sem capacete. Sabemos da dificuldade de efetivo e que pode não ser possível a instalação de um núcleo de segurança de imediato no distrito, mas se for possível gostaríamos que fossem feitas algumas rondas esporádicas”, explicou Tiago, salientando que a população de Primavera precisa da presença da polícia para se sentir segura.

Segundo o comandante, Sorriso tem hoje somente duas viaturas realizando rondas, devido a escassez de policiais. “Temos viaturas, armamento, combustível, mas faltam policiais para atender a demanda que cresce a passos largos. Nosso serviço de prevenção está prejudicado, devido ao excesso de atendimentos de urgência”, salientou.

Como forma de minimizar o problema, o Ten. Coronel apresentou um projeto, que já foi implantado no município de Rondonópolis, que visa oferecer aos policiais a possibilidade de trabalho remunerado durante algumas horas de folga, de forma regulamentada, com o intuito de complementar a renda sem que o policial precise fazer “bico”.

A intenção é dar uma nova roupagem ao projeto e encaminhá-lo à Secretaria de Estado de Segurança para, em parceria com a Prefeitura, ser implantado em Sorriso. “O Estado ainda não lançou edital de concurso e sabemos que leva aproximadamente nove meses para a formação de novos policiais. A curto prazo vejo esse projeto como único remédio, com efeito paliativo”, completou.

“Se esta idéia for implantada em Sorriso, o distrito de Primavera terá 100% de atenção. Enquanto isso vamos mandar uma viatura para realizar uma ronda eventual”, garantiu o comandante ao representante do distrito.