Após serem procurados por comerciantes da cidade reclamando de excesso de som nos veículos em frente a estabelecimentos de Sorriso durante os finais de semana, os vereadores Claudio Oliveira (PR) e Marilda Savi (PSD) estão alertando o Poder Executivo da necessidade de implantação de um sistema de fiscalização da poluição sonora, com a colocação de fiscais nas ruas.

A propositura sugere ainda a implantação de um telefone de plantão para denúncias.

“O uso exagerado dos aparelhos sonoros está perturbando a população. Os volumes muito acima do limite recomendado causam, além do incômodo, problemas de saúde. Precisamos de fiscais nas ruas para controlar a utilização indevida de veículos de sons em níveis acima do permitido pela legislação”, explica Claudio.

A propositura será encaminhada ao prefeito, Dilceu Rossato e ao Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Afranio Magliari.

RISCOS - A OMS (Organização Mundial da Saúde) vem sistematicamente alertando sobre a necessidade de haver um controle mais efetivo da poluição ambiental que hoje ocupa a terceira posição no ranking dos problemas ambientais mais graves.

A poluição sonora não é levada muito a sério, principalmente pelos jovens, pois os problemas de saúde que causa ainda é pouco conhecido da população. As pessoas, em geral, não se dão conta dos malefícios a que estão sendo expostas, pois as conseqüências não se apresentam imediatamente.

Conforme a OMS, a perturbação do sono, a baixa produtividade, quer seja no trabalho como também nos estudos, e outros vários problemas de saúde podem ser desencadeados pelo excesso de som.