Os vereadores Damiani na TV – PSDB, Toco Baggio – PSDB, Acacio Ambrosini – Patriota, Dirceu Zanatta – MDB e Marlon Zanella – MDB, apresentaram a indicação 512/2020 que aponta sobre a necessidade de realização de mutirão de procedimentos cirúrgicos de catarata e pterígio, para atender aos usuários da rede pública de saúde do município de Sorriso.

As cataratas funcionam como um vidro opaco, por meio do qual o portador não enxerga adequadamente e são a causa de metade dos casos de cegueira e de um terço dos casos de incapacidade visual em todo o mundo.

O pterígio pode ser responsável por alterações visuais, como astigmatismo e até cegueira, uma vez que consiste em uma lesão benigna causada pelo crescimento fibrovascular de um tecido conjuntival na área de exposição ocular em direção à córnea.

Há dezenas de pacientes em nosso município que necessitam de cirurgia de catarata e pterígio e estão aguardando pelo procedimento há vários meses, uma vez que os serviços foram suspensos devido as medidas de contenção ao coronavírus.

“A cirurgia geralmente melhora a qualidade de vida dos portadores dessas patologias clínicas e precisamos amparar os munícipes, que buscam e necessitam da saúde pública para si e seus familiares”, destaca Damiani.