O Plenário da Câmara de Sorriso aprovou o PL 55/2019 que dispõe sobre a instalação de equipamento eliminador de ar na tubulação de abastecimento de água do município de Sorriso. De autoria dos  vereadores Dirceu Zanatta (PMB), Damiani na TV (PSC), Nereu Bresolin (DEM), Elisa Abrahão (PRP) e Toco Baggio (PSDB), a matéria tem a finalidade de permitir ao morador a instalação do redutor nos hidrômetros de seus imóveis. Atualmente, essa prática é coibida pela concessionária de água e esgoto.

O equipamento é colocado antes do hidrômetro para impedir que o ar seja calculado na conta mensal de água do consumidor. Além disso, o aparelho preserva a vida útil dos hidrômetros, que giram em alta velocidade por conta do ar expelido na tubulação.

Conforme o texto aprovado, a instalação dos redutores deverá ser feita pelas Águas de Sorriso – num prazo de 30 dias após a solicitação do consumidor – ou por empresa profissional autorizada pela empresa sendo que as despesas com aquisição e instalação ficarão por conta do consumidor.

Zanatta justifica que em várias cidades brasileiras onde as concessionárias instalaram o aparelho os resultados são positivos. “Queremos dar essa opção ao consumidor porque sabemos que a maioria dos hidrômetros instalados está ultrapassada e já existem no mercado hidrômetros com capacidade de medir apenas o consumo da água descartando o ar”, justifica.

Segundo ele, a ideia de apresentar o projeto levou em consideração as constantes reclamações da população acerca do excessivo consumo de água e do alto preço cobrados pela concessionária. “Ao pagar a conta de água, o usuário paga também pelo ar que passa pelo cano. Segundo estudos, o percentual que o consumidor pode pagar pelo ar na conta de água ultrapassa os 15%, e quem vive em regiões mais distantes, pagará um valor maior ainda”, argumenta o autor da proposta.

O projeto, subscrito pelos demais vereadores, será encaminhado à sanção executiva.