A Câmara de Sorriso aprovou o Projeto de Lei nº 11/2024, que visa estabelecer um programa de prevenção, diagnóstico e tratamento de diabetes e alergias em crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.

De autoria do vereador Zé da Pantanal (MDB), a proposta legislativa busca instituir uma forma precoce de diagnosticar a possibilidade de um quadro destas doenças na população mais jovem e uma cultura de educação e informação acerca delas nas escolas.

“Queremos instituir uma política municipal de prevenção, diagnóstico e tratamento da diabetes e alergias nas escolas, destinado a identificar de forma precoce para um tratamento eficaz, que é fundamental para que seja possível melhorar a qualidade de vida dos alunos e sua relação com o ambiente escolar”, destaca o parlamentar.

Conforme pesquisas, crianças e adolescentes são a faixa etária mais afetada pela Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1), sendo uma das doenças crônicas mais comuns da infância. Aproximadamente 20 de cada 100.000 crianças e adolescentes podem desenvolver DM1 a cada ano.

Já a alergia é uma condição que afeta, diretamente, o sistema imunológico, gerando uma resposta imune aumentada. Trata-se de uma reação exacerbada a substâncias que, normalmente, seriam inofensivas ao organismo.

Existem três tipos de alergias: alergias respiratórias, alimentares e de pele. Apesar de terem algumas características específicas, muitas vezes elas provocam sintomas semelhantes. Isso pode dificultar a determinação da causa, exigindo a realização de exames laboratoriais para precisar o diagnóstico.

Uma doença alérgica sem o tratamento adequado pode evoluir para uma doença crônica. Assim, a identificação dos alérgenos é importante para controlar o problema e prevenir crises. Além disso, em alguns casos existe o risco de anafilaxia, reação alérgica exagerada e potencialmente fatal, que leva ao colapso do sistema circulatório.

O PL tramitou em 3ª e última votação e segue para sanção executiva.