O Plenário da Câmara de Sorriso aprovou em única votação do Projeto de Lei 31/25 que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos o Abril Azul Claro, mês de conscientização sobre o câncer de esôfago.
De iniciativa do vereador Brendo Braga (Republicanos), o projeto busca incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, que tem cerca de 11 mil novos casos a cada ano
Conforme o texto aprovado, a campanha terá como finalidade informar a população sobre os fatores de risco da doença, prevenção, sintomas, diagnóstico precoce e tratamento. “A criação de um mês dedicado ao câncer de esôfago, com realização de atividades, será uma excelente oportunidade de levar conhecimento à população em geral”, destacou.
O PL – subscrito pelos demais vereadores – será encaminhado para sanção executiva.
CÂNCER DE ESÔFAGO - O tumor tem entre os principais fatores de risco o tabagismo, o refluxo gastroesofágico e o esôfago de Barrett, associados a hábitos de vida.
Em geral, o câncer de esôfago ocorre em pessoas acima de 50 anos, sendo mais prevalente em homens. Os dois principais tipos são o carcinoma de células escamosas e o adenocarcinoma.
Nos estágios iniciais, o câncer de esôfago não manifesta sintomas. No entanto, é importante estar atento a manifestações como: dificuldade de engolir alimentos sólidos e líquidos, desconforto na região do peito, sensação de queimação, indigestão, náuseas, rouquidão, tosse persistente e perda de peso sem motivo aparente.