Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
A Prefeitura Municipal de Sorriso anunciou no sábado (22 de abril) que irá implantar o ‘botão de alerta’ nas unidades escolares da rede municipal de ensino. O dispositivo está sendo desenvolvido pela equipe técnica do Departamento de Tecnologia da Informação (TI) e segue os moldes do que vem sendo feito em outros municípios, devendo ser implantado nas escolas e Cemeis já nos próximos 30 dias.
O presidente da Casa de Leis, Iago Mella (Podemos) é autor de indicação que solicita a implantação do dispositivo em todas as unidades da rede municipal de ensino, visando garantir a segurança dos alunos, professores e demais profissionais da Educação.
A ferramenta, segundo o parlamentar, é uma medida simples e eficiente para permitir o contato direto entre a unidade escolar e a polícia local em casos de emergências, garantindo uma resposta rápida e eficaz em situação de perigo. Além disso, a instalação do dispositivo pode ajudar a prevenir situações de risco, uma vez que a presença do equipamento pode inibir potenciais agressores.
“Estamos felizes em saber que esta ferramenta será implantada nas unidades escolares, garantindo mais segurança aos nossos alunos e profissionais da educação”, comemora Iago.