A presidente da Câmara de Sorriso, vereadora Marilda Savi, esteve nesta segunda-feira com o secretário de Estado de Saúde, Jorge Lafetá, para discutir a situação do Hospital Regional de Sorriso (HRS). Juntamente com o deputado estadual Mauro Savi, na reunião representado pela assessora parlamentar, Ivana Mara Mello, a vereadora solicitou a melhoria no atendimento e uma maior resolutividade nos casos de média e alta complexidade.

Conforme explicou Marilda Savi, o Hospital Regional de Sorriso já foi referência em alta e média complexidade, porém, infelizmente essa não é mais a realidade atual. “Por isso viemos até aqui cobrar um posicionamento da Secretária de Saúde para dê uma atenção maior nessa questão, pois melhorando a resolutividade dos casos, deixaremos de encaminhar muitos pacientes para Cuiabá”, ressaltou a vereadora.

Além disso, Marilda Savi ressaltou que o HRS recebe pacientes de 15 municípios da região, o que exige ainda mais atenção por parte da Secretaria de Estado de Saúde. “Só em Sorriso temos mais de 80 mil habitantes, se somarmos todos os municípios da região, temos seguramente mais de 300 mil habitantes”, frisou.

A princípio, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Teles Pires, que tem como referência o HRS, foi fundado por sete municípios, sendo estes os seguintes: Sorriso, Lucas do Rio Verde, Sinop, Tapurah, Santa Carmem, Claudia e Vera. Com o passar do tempo outros municípios da região aderiram ao Consórcio, que atualmente está composto por 15 municípios.

Diante das reivindicações, o secretário Jorge Lafetá assegurou que vai, juntamente com uma equipe técnica, verificar in loco a situação do Hospital Regional de Sorriso, para avaliar as medidas cabíveis. Além de Lafetá, a audiência contou com a presença do secretário adjunto de gestão, Huark Douglas Correa, e equipe técnica.