Visando dar mais transparência aos atos do Poder Legislativo, a presidente da Câmara de Sorriso, vereadora Marilda Savi (PSD) encaminhou à votação em plenário projeto de resolução que põe fim ao voto secreto.

Subscrito pelos vereadores Vergilio Dalsóquio (PPS) e Claudio Oliveira (PR), o projeto de resolução nº 006/2013 altera dispositivos da resolução nº 004/99, do Regimento Interno da Câmara, que garante o voto secreto.

O texto descreve que a eleição dos componentes da Mesa Diretora do Poder Legislativo será por votação nominal e aberta.

A modificação do atual sistema de votação, conforme a presidente Marilda Savi, pretende dar maior visibilidade aos atos dos parlamentares, quer seja no momento da votação de projetos importantes para Sorriso, quer seja para manifestação em cassação de prefeito, vice-prefeito ou vereadores. “É necessária a transparência, para que os eleitores possam avaliar com maior eficiência o trabalho dos vereadores e acompanhar as decisões dos parlamentares que os representam na Casa de Leis”, justifica.

O projeto de resolução instituindo o voto aberto deverá ser analisado na próxima sessão da Câmara de Sorriso, que será realizada na segunda-feira (15.07).